05 setembro 2013

Na areia...

As férias têm sido bastante agradáveis com as temperaturas muito boas, de tal modo que tenho tomado uns bons banhos no mar e a água pela sua temperatura convida banhos bastante prolongados. No ano passado a água estava gelada, mal conseguia aguentar a sua temperatura e por isso os banhos eram entrar na água, andar um bocadinho, dar umas braçadas e sair imediatamente, na maior parte das vezes que estive na minha querida praia, a Meia Praia em Lagos.

Sinto muitas diferenças no meu comportamento em relação ao ano passado, quer dentro de água, quer fora de água. É claro que é fruto de um ano de fisioterapia, hipoterapia e muita dedicação minha e de quem me acompanha diariamente e a quem agradeço, porque não e fácil para mim e para os meus pais aguentar o ritmo que é exigido no dia-a-dia.

As caminhadas pela areia estão mais rápidas e com melhor qualidade de movimento ou seja mais coordenação, mais harmonia. Ainda preciso de ajuda para caminhar na areia, mas tornou-se mais fácil e com menos apoio de quem está comigo. Também notei que já vou à procura do meu próprio equilíbrio e quanto mais me seguraram, mais perco a noção do meu corpo e por isso quanto mais ajuda a andar pior. Mas não é fácil porque quem está comigo também tem os ajustes na sua marcha e acaba sempre por interferir na minha marcha e isto só vai deixar de acontecer quando eu conseguir andar sozinha na areia seca. No entanto tenho a noção que não lido bem quando a marcha não corre como eu gostaria e quem leva com o meu mau feitio é quem está comigo, tenho de aprender a estar calada e saber ouvir, tenho de me calar mesmo para não haver guerra com o pai, porque ele não deixa de dar bitaites, tem de ser um esforço de ambas as partes.
Na areia húmida já é muito mais fácil caminhar sozinha, sobretudo quando está a maré vazia porque existe um grande areal e torna-se mais fácil.

Também na toalha da praia estou com os movimentos mais harmoniosos, agora basta uma toalha para movimentar e apanhar banhos de sol, de que gosto tanto, mas sempre protegida do sol. Estes movimentos na toalha parecem inatos e fáceis para quem não tem limitações, mas para mim resultam de anos de trabalho de fisioterapia para chegar ao resultado, mas ainda tenho um longo caminho a percorrer e eu tenho muita esperança.

Sem comentários:

Enviar um comentário