24 julho 2014

Nova etapa...


Já há algum tempo que andava à procura de um lugar onde ensinassem pessoas com baixa visão a executarem as suas tarefas diárias, de modo a tornarem-se absolutamente autónomas, e de fato encontrei, por acaso, através de uma pessoa amiga.

É um lugar composto por profissionais bastante competentes, muito humanos e sensíveis a este problema, que infelizmente o cidadão com visão normal, na maioria das vezes, não tem a noção das barreiras com que nos deparamos e o quanto é difícil enfrentar a sociedade nas tarefas diárias.

No Centro de Nossa Senhora dos Anjos quase ensinam a nascer para a vida, aprender tudo de novo, arranjando novas estratégias para começar tudo de novo, aqui é que se vê a capacidade que o ser humano tem em se moldar e adaptar-se a uma nova realidade, tem mesmo que fazê-lo, se quiser tornar-se independente, só depende da sua vontade e daqueles que o rodeiam. Realmente neste local ensinam as pessoas a serem verdadeiramente autónomas e quase a nascer de novo com uma realidade nova, encarando deste modo uma etapa nova da sua vida.

Neste laboratório fazem verdadeiros milagres de reabilitação porque cada caso é um caso. Aqui desenvolvem-se diferentes atividades desde aprender a ter a noção do equilíbrio e consciência corporal, a cozinhar, introdução aos computadores para pessoas com baixa visão e privadas da mesma, psicologia de grupo, apoio individual psicológico, mobilidade e reconhecimento do espaço circundante, andar de transportes públicos, usar o telemóvel, desenvolver várias competências sociais e como enfrentar esta nova etapa da vida, já que a maior parte dos utentes nasceram com o sentido da visão normal, só posteriormente é que ficaram com alguma deficiência ou privados de visão.

A minha situação de baixa visão é atípica porque eu consigo ver o espaço que me rodeia, mas no entanto tenho alguns cortes nos campos visuais, como já referi anteriormente, que dificultam a minha mobilidade e coordenação motora, não me permitindo usufruir de todas as atividades.

Contudo esta experiência tem sido muito interessante, quer em termos de aprendizagem dos conteúdos que ensinam nesta casa, quer em termos de aprendizagem pessoal, porque era uma realidade cuja não tinha contato. Neste local Abençoado, existe uma grande entreajuda entre os utentes, como é fantástico observar esta entreajuda entre todos os utentes apesar de tantas dificuldades visuais, portanto deixo aqui um grande bem-haja para a equipa que contribui para este trabalho e também claro para os utentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário